Por Cristiane Alves
Foto: Fotolia |
Quando a criança vai para a escola, muitos pais acabam não participando da rotina dela, acreditando que a responsabilidade de educá-la é da instituição de ensino. É neste momento que os problemas começam a aparecer. A ausência dos pais afeta diretamente o aprendizado e a integração estudante x escola.
De acordo com a psicopedagoga Lúcia Mendonça, 20 anos de experiência, a falta de participação dos pais na escola dos filhos pode acarretar danos irreversíveis, até mesmo a repetição de série, além do desestímulo em aprender. “Quando os responsáveis entendem a importância do acompanhamento, do estímulo e da orientação, os jovens se sentem mais seguros e com ânimo para continuarem a estudar.”
Além de acompanharem, os pais devem também participar das atividades e elogiar o desempenho dos filhos. Na opinião da professora Tereza Cristina Marques, os pais devem ter uma participação mais ativa; conhecer a dinâmica da instituição de ensino, por exemplo. “Na educação infantil, os pais devem estimular picotes de papel, pinturas com tintas e texturas. Já com os maiores, auxiliar nas tarefas de casa, acompanhar as dificuldades e frequentemente participar das reuniões escolares, a fim de terem um feedback do rendimento de seus filhos".
Lúcia Mendonça diz que o bom relacionamento com os filhos facilita e ajuda este processo. “A escola é apenas um canal de informação, é dever dos pais orientar, participar, cultivar uma relação amigável e sociável. Não basta ir até a instituição de ensino e saber as notas, é preciso saber qual a dificuldade e ajudar seu filho a enfrentá-la”, explica.
A professora Tereza Cristina salienta que deve haver uma balança e um bom filtro por parte dos pais, que devem ensinar aos filhos a mesma coisa. “Não basta dizer que não pode mentir, tem que dar o exemplo. Educar é muito trabalhoso, mas faz parte da criação. Não dá para ser pai só às vezes, isso é um trabalho contínuo e constante”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário