domingo, 3 de junho de 2012

Maracanã Solar: energia limpa no palco da final da Copa de 2014


Por Filipe de Paiva
 (Imagem: internet)

Os preparativos para que o Rio receba o Mundial de 2014 já estão a todo vapor. Em tempos de conscientização ambiental e com a palavra “sustentabilidade” em alta, o uso de energia limpa se faz fundamental. Por isso, a Light e a EDF (Eletricité de France) firmaram uma parceria com o governo do Estado do Rio para implantação do projeto Maracanã Solar.

Palco da final da Copa, o icônico estádio receberá placas fotovoltaicas para a captação de energia solar, que serão instaladas em uma área de 2,5 mil m² sobre o anel de compressão, que suportará sua nova cobertura feita de lona tensionada. Assim, o teto do famoso “Maraca” terá capacidade para gerar 528 mil kwh por ano – cerca de 20% do que ele consome, o equivalente ao consumo anual de 240 residências. O investimento, avaliado em R$ 6 milhões, ainda evitará o despejo de 2,5 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A implantação do Maracanã Solar, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), não afetará o projeto final nem o cronograma de obras. A energia limpa começa a ser gerada já no início do ano que vem. Além disso, os painéis também podem ser colocados em outras instalações do complexo, como o Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio de Lamare e Estádio de Atletismo Célio de Barro; e do entorno, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A parceria ainda vai render R$ 10 milhões para serem investidos em projetos de eficiência energética em outras instalações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário