sábado, 2 de junho de 2012

Exposição Amazônia Ciclo de Modernidade

Natureza e cultura da região são temas da exposição no centro Cultural Banco do Brasil.


Por: Roberta Lima

Está em exibição no Centro Cultural do Banco (CCBB) a exposição Amazônia – Clico de Modernidade, com curadoria de Paulo Herkenhoff, que conta a história da Amazônia a partir da sua produção técnica. A mostra é o principal projeto cultural da instituição para o Rio+20, e é composta por 300 obras de arte, de 76 artistas, que vão desde o século XVIII até os dias atuais. Os objetos expostos compreendem o passado pelo Iluminismo, ciclo da borracha, modernidade e contemporaneidade.


Foto:  internet 

A mostra apresenta fotografias, pinturas, aquarelas, desenhos, esculturas, objetos, vídeo documentos raros de artistas como Emmanuel Nassar, Frans Krajcberg e Pierre Verger entre outros. Isso você vai encontrar logo no primeiro andar do CCBB, o visitante é surpreendido por instalações de arte popular criada por artesãos de Paratins, que mostra uma grande árvore na qual se encontram animais da região, arbustos de açaí e de guaraná.

 
"Mentira Repetida": Video de Rodrigo Braga
A exposição começa com duas peças que causam grande impacto. A primeira são os gritos do Artista amazonense Rodrigo Braga no meio da Floresta, a performance e intitulada “Mentira repetida” foi gravada em vídeo. A outra é uma fotografia da paranaense Berna Reale, retratada deitada nua enquanto urubus devoram pedaços de carne espalhados sobre seu corpo.

Fotografia Berna Reale

O público ainda terá a sensação de viajar pela Floresta Amazônia ao percorre numa sala escurecida, uma cena em que o índio Ymá Nhandetama discorre sobre a condição indígena atual do Brasil. A exposição é totalmente gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 21h, até 22 de julho. O CCBB fica na rua Primeiro de Março,66, no centro, telefone 3808-2030.


Nenhum comentário:

Postar um comentário