segunda-feira, 4 de junho de 2012

Convergir é preciso

Ilustração acerca da polivalência midiática
Ilustração acerca da polivalência midiática
Por Carlos Eduardo Silva


A “polivalência midiática” (KLINENBERG, 1999) permite um modo de produção em que cada uma das mídias que compõem um conglomerado utilize produtos de outras, assim como equipamentos. É cada vez mais comum encontrarmos dentro das redações da mídia impressa, estúdios de rádio e televisão que permitem a produção de material em linguagens diversas. O resultado é que os jornalistas dispõem de menos tempo para apurar e redigir, produzindo notícias mais superficiais.

Blogs

A palavra blog foi utilizada pela primeira vez em 1997, por Jorn Barger, quando este chamou seu próprio site de "weblog". Em 1999, o internauta Peter Merholz, em uma brincadeira, partiu a palavra em "we blog". O termo blog acabou pegando, tanto como verbo quanto como substantivo.

As principais características dos blogs estão relacionadas à facilidade do manuseio, à interatividade e a ligação de outros internautas, deram origem a uma grande comunidade, chamada de blogosfera. Nela, os blogs “estabelecem relações privilegiadas com outros que abordam temáticas semelhantes, criando pequenas redes de interesses”. (CANAVILHAS, 2004, p.1).


Case ACM

Em junho de 2001, o blogueiro Sério Faria causou grande constrangimento ao senador da República Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). Em seu blog Catarro Verde, Faria mostrou que, no discurso de renúncia ao mandato, Magalhães havia plagiado outro discurso, proferido pelo então deputado federal Afonso Arinos em 1954. A descoberta virou notícia de televisão.


Current TV

Em 2005, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore e seu sócio, Joel Hyatt, fundaram a Current TV, um canal a cabo que encoraja os telespectadores a contribuírem com suas próprias notícias em vídeo. Os “viewer-created content” ou “vc2” respondem agora por 30% do tempo de programação exibido no canal e essa taxa tende a aumentar. No site da emissora, a política de publicação é clara: Qualquer um que queira contribuir pode postar um vídeo. Os usuários da comunidade Current votarão naqueles que deverão ser exibidos na TV. Você pode participar em qualquer etapa: assistir e votar ou fazer um vídeo. (Temos também um treinamento on-line para ajudá-lo nas habilidades necessárias para fazer TV!) Esta não é definitivamente uma rede de TV tradicional. Assistindo Current, você verá mais, em mais tópicos, com mais pontos de vista. Mas para ter êxito, precisamos que você faça mais do que assistir; precisamos que você se junte a nós e participe.

Current TV, criada por Al Gore e Joel Hyatt, incentiva produção de notícias em vídeo feitas pelos telespectadores
Current TV, criada por Al Gore e Joel Hyatt, incentiva produção de notícias em vídeo feitas pelos telespectadores


CrossMedia é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.

Em 2005, o presidente da Rede Minas de televisão, Antônio Achilis, sinalizou a preocupação das emissoras em todo o mundo em criar programas utilizando a integração de diversas mídias, com o objetivo na maior participação do público. Na época, encomendaram-nos um projeto de programa de TV neste formato, voltado para o pequeno empresário e patrocinado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). A proposta, encaminhada a Brasília, tinha como mídia principal a televisão, porém estendia-se em formatos diferentes a Internet, rádio, revista e telefonia celular.


Caminhos da convergência das mídias



Nenhum comentário:

Postar um comentário