quinta-feira, 22 de março de 2012

UFC RIO OU UFC SAMPA?


UFC RIO OU UFC SAMPA?



Por Deivisson Tadeu

Após sediarmos, impecavelmente (diga-se de passagem), duas edições do maior evento de Mixed  Martial Arts (MMA), estamos novamente prestes a sermos protagonistas de mais um UFC (Ultimate Fighting Championschip).

Sendo que desta vez estamos num grande impasse, num grande dilema: O próximo UFC no Brasil será sediado novamente no Rio de Janeiro ou será em São Paulo?

Os irmãos Fertita´s, juntos com Dana White, donos da marca UFC, certamente não imaginariam que a volta do UFC ao Brasil, após mais de 17 anos de seu último evento aqui em solo tupiniquim, rendesse tantos lucros e fizesse tanto sucesso, principalmente no UFC RIO primeira edição (em27 de agosoto de 2011), cuja venda de ingressos esgotou-se em menos de 30minutos ( mesmo com o preço bastante elevado, se assim comparado com o restante do mundo).

Como a TV Globo também viu tamanha potencialidade neste fenômeno mundial, não perdeu tempo e já garantiu a exclusividade da transmissão do UFC em nossa TV aberta. E para popularizar ainda mais este esporte, que é sem dúvidas o que mais cresce pelo mundo, o UFC está realizando uma edição do seu reality show The Ultimater Fighter (TUF), espécie de Big Brother do MMA. Sendo que neste reality não é o público quem define os eliminados, mas sim os próprios aspirantes à lutadores profissionais, que com os seus próprios esforços, literalmente decidem dentro do octógono (ringue em formato de oito lados) os seus futuros dentro do programa.

O boom do UFC nos EUA deu-se principalmente após a transmissão do primeiro TUF, pois o programa quebrou barreiras e preconceitos junto ao grande público, mostrando que os atletas de MMA são muito mais que um indivíduo com aspecto de mal, e sim atletas de alto nível que precisam dedicar-se 24hs dos seus dias para chegarem ao estrelato.

O MMA, ou antigo vale-tudo, ainda desperta certa falta de credibilidade com a grande massa brasileira, o TUF Brasil servirá não apenas para revelar novos talentos brasileiros, mas principalmente criar um divisor de águas para este esporte.

Tamanha importância do mercado brasileiro para os organizadores do UFC, até mesmo por possuirmos três campeões em categorias diferentes dentro do evento, que são eles: José Aldo (campeãoPeso-Pena), Anderson Silva (campeão Peso Meio-Médios e considerado por muitos especialistas o maior lutador de todos os tempos) e Junior Cigano (campeão Peso-Pesado, que teve sua luta pela disputa de cinturão, transmitida ao vivo pelo TV Globo), estão preparando um card (nome que se dá ao casamento das lutas)sensacional, tendo como a luta principal a revanche entre o Pelé do MMA, Anderson Silva, contra o americano falastrão, Chael Sonnen.

O nosso campeão Anderson Silva é paulista e talvez por isso, esta revanche tão aguardada por todos os amantes de MMA, tenha sido planejada para acontecer em São Paulo, mais exclusivamente no estádio Pacaembu. E quando também aconteceu o primeiro duelo entre os brasileiros Vitor Belfor e Vanderlei Silva, que são os técnicos dos lutadores no TUF Brasil.

Mas por causa de problemas burocráticos, o Pacaembu já foi descartado e agora o governo de São Paulo tenta encontrar alguma manobra para não perder este grande evento, que provavelmente vai ocorrer no dia 16 de junho, e tenta no estádio do Morumbi a sua cartada final. Porém, como também não é bobo nem nada, os governantes do Rio de Janeiro já estão de olhos bem abertos, pois Dana White já declarou publicamente que não existe a mínima possibilidade do UFC TUF Brasil não ocorrer em nosso país, portanto, se o Morumbi não atender às obrigatoriedades que o evento exige, o Rio de Janeiro mais uma vez vai sediar o UFC, sendo que desta vez no estádio do Engenhão.

Porém uma coisa é certa: O UFC já dominou o mundo e encontrou no Brasil o público mais apaixonado e mais delirante de todos, e por tamanha paixão que carregamos pelas lutas marciais, vamos ganhar um evento excepcional, que neste caso não faz mais muita diferença se vai ser no Morumbi ou no Engenhão, pois o que importa é que empregos serão gerados, nossa economia vai girar um pouco mais em junho e nosso país será mais uma vez divulgado por todo o canto deste planeta.

       E como diz os amantes das artes maciais: Ossssssssssssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário