Por Cristiane Alves
Foto: Cristiane Alves |
A partir de pequenas pousadas, o turismo em Penedo cresceu e floresceu a ponto de possuir uma das maiores concentrações hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro, que vai desde o hotel quatro estrelas até o camping. Não seria exagero dizer que, em Penedo, se encontram hotéis e pousadas para todos os gostos, desde os mais requintados aos mais rústicos, com uma infinita gama de opções.
História e arquitetura
Com a maioria das construções datadas do século XVII, Penedo recebeu seu nome dos franceses que atravessavam a região em busca de pau-brasil. Mas a demora é compensada pela riqueza histórica e variedade arquitetônica presente. O complexo de obras barrocas tem vocação para ser comparado ao conjunto encontrado em Ouro Preto, Minas Gerais.
Para acompanhar os inúmeros monumentos marcantes, a Casa de Pedra oferece ao visitante a memória da região do Baixo São Francisco. Jornais antigos, quadros e bustos de pessoas ilustres e trajes imperiais, remanescentes da visita do imperador, são encontrados nas suas dependências. O local mostra ainda um busto do personagem mais conhecido da cidade, o barão de Penedo, Francisco Inácio de Carvalho Moreira.
A parte histórica da cidade é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tem um projeto de restauração de seus monumentos e de conservação das fachadas, como o Mercado Central.
Marco do Cinqüuentenário
O monumento encontra-se no Largo Finlândia próximo à Sede do Clube Finlândia. Foi levantado em 1979, pelo artista finlandês Ville Virkkilã, em homenagem aos 50 anos de imigração finlandesa.
Ele é todo esculpido em aço inoxidável e mostra seis pássaros migratórios, típicos do norte da Europa, em pleno vôo. Está soldado sobre base de granito quadrada.
Três Cachoeiras
Estão localizadas no Rio das Pedras e destacam-se pela formação de três pequenas quedas d'água, a maior medindo aproximadamente 3 m de altura. Suas águas são claras e frias, propícias para banhos, devido à existência de várias piscinas naturais.
Existe também, no verão, um escorrega natural. A vegetação da margem direita é densa e fechada enquanto que na esquerda existe apenas grama. O local é muito freqüentado pela população local e turistas nos fins de semana e feriados dentre outros lugares históricos.
Museu Finlandês
A finalidade do museu é mostrar e contar algo sobre a Finlândia, um país pequeno e distante do Brasil. No museu encontram-se mais de mil objetos trazidos da Finlândia, na maior parte antigos, do começo do século vinte quando os finlandeses aqui chegaram.
O Museu possui também uma coleção de livros, folhetos, revistas e fotografias que dão um bom vislumbre daquele país do norte da Europa. Há também uma seção de artesanato feito pelos finlandeses em Penedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário