Novo CD de Marisa Monte é uma grata surpresa, ainda que tudo continue como antes.
Por Thalita Gois
![]() |
Foto: divulgação |
Linear. Mas é tão doce e cheio de sensibilidade que transcende qualquer entendimento musical – E não é preciso entender muito sobre o dó-ré-mi para se render aos encantos do novo CD de Marisa Monte. “O que você quer saber de verdade” ultrapassa os limites sonoros. Assim, sem nem mesmo ler o release sobre a obra, dá para compreender desde a primeira música, que carrega o título do álbum, o que ela quer nos dizer de verdade.
É uma viagem sensorial. Marisa canta com uma doce extensão sonora – e, ainda assim, consegue mostrar toda a sua potência vocal. Tema da próxima novela das 18 horas da rede Globo, o hit “Ainda bem” já está na boca de grande parte dos admirados da musa antes mesmo da trama entrar no ar. É um tango à la Marisa, com o romantismo peculiar – e pouco meloso – que só a cantora é capaz de promover. E não há que duvide: são 44 anos de idade, 24 de carreira, 7 álbuns, 5 DVD’s, 3 Grammy’s, 10 milhões de cópias vendidas.
“Era óbvio” merece destaque especial na galeria. A letra simplista, que fala de um amor silencioso que nunca se concretizou, com a combinação sofisticada entre violinos e violas, teclado e bateria, cello e guitarra, formam um arranjo deliciosamente delicado.
O resgate de ícones como Benjor e Dalva de Oliveira chegam para reafirmar a ousadia estudada – bem estudada - da cantora. A música “Depois” nos remete a delícia de se escutar o grupo “Tribalistas” ao cair da tarde, deitado numa rede... A parceria entre Marisa, Arnaldo e Carlinhos segue uma receita de sucesso e que não há como desandar. A surpresa, no entanto, fica por conta do forró irônico de “Hoje não saio de casa”.
Alguns críticos insistem em dizer que o trabalho de Marisa continua o mesmo da década de 90 e que não há singularidade na composição desse álbum. E é bom que seja assim. Em time que está ganhando não se mexe. E que venham os próximos – da mesma maneira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário