terça-feira, 27 de março de 2012

Não deixe o sono dormir no ponto

Por Nathalia Sandonato

Deitar na cama e ter boas horas de um sono tranquilo é o desejo de diversas pessoas, integrantes da vida moderna. Afinal, quem não gosta de dormir bem? Algumas pessoas chegam em casa tão cansadas do dia-a-dia que, assim que deitam na cama, em instantes, entram em sono profundo. Outros demoram muito tempo até o corpo relaxar o suficiente para dormir. Há ainda aqueles que acordam diversas vezes durante a noite, e não conseguem mais pregar o olho. Mas poucos sabem que este mal afeta cada vez mais os brasileiros e que, o merecido descanso, traz grandes benefícios ao corpo e à alma.



Ter uma boa noite de sono interfere, e muito, na qualidade de vida das pessoas. A chamada insônia está entre os distúrbios de sono mais comuns. Mas a boa notícia é que este mal não é considerado uma doença e sim um sintoma. Porém, quando a capacidade de dormir bem e descansar são alteradas e o sono invade as atividades diárias da pessoa, é motivo de preocupação e sinal de que as causas devem ser investigadas mais a fundo.

Ela pode ocorrer por diversos fatores de origem comportamental e emocional. A insônia pode se manifestar em decorrência de alterações psicológicas em doenças psiquiátricas como depressão, por exemplo, mas também pelo uso excessivo de álcool, cafeína ou hábito de realizar atividades agitadas próximas ao horário de dormir. 

Importância do sono
A ausência de noites bem dormidas pode acarretar problemas de saúde, de coordenação motora, nervosismo, irritação, falta de atenção e muitos outros males. Quando dormimos, nosso corpo desliga a capacidade de agirmos por conta própria. Ele assume as rédeas de nosso corpo e coloca todas as funções reparadoras e armazenadoras para atuarem. Ele precisa de todo o controle. Quando acordamos várias vezes, interrompemos esse processo. Imagine nosso corpo trabalhando e toda hora sendo interrompido. Não vai sair um serviço bem feito. Ele depende de nossa ajuda. Assim, temos que procurar maneiras para proporcionar um sono sem interrupções, para que o trabalho seja feito corretamente. 

Fazendo as pazes com o travesseiro: 7 dicas para você dormir com os anjos

Para não ficar rolando na cama de um lado para o outro, vendo a hora passar e o sono não chegar, adote alguns hábitos corriqueiros que lhe ajudarão (e muito) a dormir feito um anjo. E bem rapidinho.
1. Controle seus hábitos da tarde: Todo mundo sabe que tomar determinados tipos de chá ou café logo antes de dormir podem prejudicar o sono. Mas você sabia que beber esses líquidos de tarde pode causar o mesmo efeito? Até o chá de maçã pode não ser tão inocente. A dica é olhar a composição de cada bebida no seu rótulo. Deixe os drinks energéticos e as bebidas com cafeína para antes das 3 horas da tarde, pois assim o efeito delas irá passar ao longo do dia e, na hora de dormir, seu organismo já não estará sob a influência do cafezinho da tarde.
2. Escolha alimentos propícios para o sono: Enquanto comer uma feijoada logo antes de dormir não é uma escolha sábia, há alguns alimentos que podem ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo. Se você já passou por algumas noites seguidas dormindo mal, a dica é um prato de macarrão com vegetais frescos e peito de frango grelhado. Esse jantar contém uma combinação de proteínas e aminoácidos que aumentam os níveis de serotonina no corpo e faz com que a vontade de dormir aumente. Outras combinações como leite morno e iogurte com cereais também funcionam.
3. Tome a sua taça de vinho mais cedo: Apesar de uma taça de vinho poder te relaxar e fazer você cair no sono mais rápido, ele tornará a segunda metade do sono mais agitada, com possíveis interrupções. O álcool diminui sua quantidade total de sono e aumenta o número de vezes com que você acorda durante a noite. Se você não dispensa seu vinho no jantar, tome a sua taça às seis horas e não as onze, para garantir o sono de qualidade e reparador.
4. Banhos: Sabe aquele mito de que tomar um bom banho quente ajuda a dormir? Surpreendentemente, um banho muito quente antes de ir para a cama pode ter o efeito contrário. Qualquer atitude que aumente sua temperatura corporal próxima à hora de dormir pode tornar o início do sono mais difícil. O seu corpo precisa ficar mais frio para que você consiga dormir. O indicado é tomar banho pelo menos 1 hora antes de dormir. Não vá para a cama imediatamente depois de sair do chuveiro.
5. Alongue-se: Você provavelmente sabe que exercício físico antes de dormir não é a melhor ideia para quem quer um sono tranquilo. As atividades de grau moderado ou intenso devem ser realizadas pelo menos 4 horas antes. Porém, uma sessão relaxante de ioga pode ser de grande ajuda, principalmente se você sente dores quando vai dormir.
6. Entre no clima para o sono: Deixar seu quarto escuro na hora do sono é muito importante assim como diminuir as luzes momentos antes de ir para a cama. Nosso relógio biológico reage à presença de luz que mantemos acesas em casa durante a noite e o nosso cérebro pensa que é dia, tornando o sono uma tarefa mais difícil. Diminuir gradativamente a iluminação simula o anoitecer e o corpo compreende que está na hora de dormir, elevando a produção da melatonina (indutor natural do sono).
7. Esqueça seu computador: Mandar um último e-mail logo antes de dormir? Ficar com o notebook na cama ou jogando vídeo game? Nada disso. Tudo isso deixa o cérebro excitado e afasta a chegada do sono. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário