terça-feira, 27 de março de 2012

Consumismo à flor da pele

Por Nathalia Sandonato

Imagine realizar o sonho da casa própria ou comprar o carro zero que você tanto deseja e parcelar o pagamento em até 200 vezes, com taxas de juro semelhantes às praticadas no mercado. Essa é a proposta da Shopcards, empresa brasileira de cartões de crédito que promete, a partir de abril deste ano, revolucionar as vendas no varejo apostando no potencial de consumo do país.

A empresa oferece outros benefícios, além da vantagem de ter quase 17 anos para pagar suas compras. Entre os outros diferenciais do cartão estão: anuidade gratuita, máquinas de cobrança gratuitas e, ainda, as transações que podem ser feitas pelo computador e através do celular. 

Empresa brasileira  aposta no parcelamento em até 200 vezes
Empresa brasileira aposta no parcelamento em até 200 vezes

Além da compra de bens duráveis, a empresa foca em nichos pouco explorados pelos cartões de crédito do mercado atual. Agora, o consumidor poderá utilizar o dinheiro plástico em atendimentos médicos e odontológicos, estacionamentos e serviços de táxi. A ideia é que o paciente possa parcelar um tratamento mais caro e pagá-lo diretamente do computador do médico, dentro do próprio consultório.

A fórmula adotada pela Shopcards é a redução dos juros para aumentar o consumo dentro de um prazo maior oferecido ao cliente. Com isso, a expectativa é atingir 600 mil clientes nos primeiros 3 meses. A estratégia segue o modelo de comércio praticado nos Estados Unidos, onde é mais comum realizar as compras em longo prazo. 

Shopping D&D, em São Paulo, será o 1º a utilizar o cartão no Brasil
Shopping D&D, em São Paulo, será o 1º a utilizar o cartão no Brasil
Com prazos maiores, fica fácil perder o controle dos gastos e acabar endividado. Um parcelamento de 24 meses já requer atenção redobrada para que o consumidor para não contraia muitas dívidas ao longo desse período. Levando-se em consideração que a educação financeira não é amplamente disseminada no Brasil, e que o brasileiro geralmente busca a parcela que cabe no bolso, os resultados podem ser desastrosos.

O modelo da empresa teve investimento de mais de R$ 10 milhões nos cinco anos de desenvolvimento do negócio, sendo que cerca de R$ 2 milhões foram aplicados na plataforma de tecnologia, também importada dos EUA. A existência de um cartão de crédito com taxas de juros menores, porém, não deixa de ser positiva, uma vez que força o mercado a baixar os juros. E nesta concorrência sadia, quem sai ganhando é o consumidor.



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