Por Nathalia Sandonato
Imagine realizar o
sonho da casa própria ou comprar o carro zero que você tanto deseja e parcelar
o pagamento em até 200 vezes, com taxas de juro semelhantes às praticadas no
mercado. Essa é a proposta da Shopcards, empresa brasileira de cartões de
crédito que promete, a partir de abril deste ano, revolucionar as vendas no
varejo apostando no potencial de consumo do país.
A empresa oferece
outros benefícios, além da vantagem de ter quase 17 anos para pagar suas
compras. Entre os outros diferenciais do cartão estão: anuidade gratuita,
máquinas de cobrança gratuitas e, ainda, as transações que podem ser feitas
pelo computador e através do celular.
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Empresa brasileira aposta no
parcelamento em até 200 vezes |
Além da compra de bens duráveis, a empresa foca em nichos pouco
explorados pelos cartões de crédito do mercado atual. Agora, o consumidor
poderá utilizar o dinheiro plástico em atendimentos médicos e odontológicos,
estacionamentos e serviços de táxi. A ideia é que o paciente possa parcelar um
tratamento mais caro e pagá-lo diretamente do computador do médico, dentro do
próprio consultório.
A fórmula adotada pela Shopcards é a redução dos juros para aumentar o
consumo dentro de um prazo maior oferecido ao cliente. Com isso, a
expectativa é atingir 600 mil clientes nos primeiros 3 meses. A estratégia
segue o modelo de comércio praticado nos Estados Unidos, onde é mais comum
realizar as compras em longo prazo.
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Shopping D&D, em São Paulo, será o 1º a utilizar o cartão no Brasil |
Com prazos maiores, fica
fácil perder o controle dos gastos e acabar endividado. Um parcelamento de 24
meses já requer atenção redobrada para que o consumidor para não contraia
muitas dívidas ao longo desse período. Levando-se em consideração que a
educação financeira não é amplamente disseminada no Brasil, e que o brasileiro
geralmente busca a parcela que cabe no bolso, os resultados podem ser
desastrosos.
O modelo da empresa teve investimento de mais de R$ 10 milhões nos
cinco anos de desenvolvimento do negócio, sendo que cerca de R$ 2 milhões foram
aplicados na plataforma de tecnologia, também importada dos EUA. A existência de um cartão
de crédito com taxas de juros menores, porém, não deixa de ser positiva, uma
vez que força o mercado a baixar os juros. E nesta concorrência sadia, quem sai
ganhando é o consumidor.
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