Passageiros querem boas condições de viagem para trabalhar
O passageiro que utiliza Metrô e Trem diariamente
está acostumado a conviver com a superlotação nos vagões todos os dias para ir
ao trabalho. O usuário que aproveita a integração pagará a partir de 19 de
março 17.85% a mais pelas duas conduções somadas. Com isso, não serão mais
vendidas as viagens de integração entre os Trens e o Metrô. As concessionárias
da SuperVia e do Metrô-Rio decidiram suspender a promoção que mantinham em
conjunto, desde 2000. Assim, em vez de R$ 4,20 o passageiro que usar os
dois modais seguidamente em seu itinerário, fará somente através do bilhete
único R$ 4,95.
Não é novidade para ninguém que a situação dos trens
da SuperVia vai de mal a pior. Quem não lembra da última confusão no dia 09 de
fevereiro, quando por problemas técnicos o trem do ramal de Queimados que
seguia para central do Brasil ficou parado por mais de 20 minutos. Os
passageiros desceram dos vagões e caminharam a pé pela linha férrea, provocando
um grande tumulto. A concessionária decidiu alegando medidas de segurança
fechar algumas estações como a do Méier, Engenho Novo, Sampaio e Riachuelo. O
fato é: quando a SuperVia tomará uma posição em relação aos serviços
oferecidos?
Passageiros deixam um trem da SuperVia que parou perto da estação Sampaio: a pane acabou em confusão, que se alastrou até a Central do Brasil Foto: Márcia Foletto / O Globo
A Assistente Comercial Laura Oliveira conta que costuma pegar o Trem em Campo Grande e fazer a transferência na Central do Brasil para pegar o Metro e seguir para o trabalho que fica no Leblon. “Pego o trem às 4:30hs para chegar ás 6:30hs na Central, depois faço a integração no Metro para chegar no trabalho às 8:00hs. O que cansa não é o trabalho e sim a condução”, lamenta.

No caso do Metro-Rio o problema maior é a superlotação no horário de rush. Em algumas estações, passageiros reclamam que não conseguem entrar nos vagões, com isso precisam voltar para pavuna e conseguir um lugar privilegiado para dar continuidade à viagem. Esse transtorno começou depois que a concessionária estendeu as viagens ligando a zona Norte com a Zona Sul, fazendo a transferência entre as linhas 1 e 2.
Deve começar a circular em agosto, com dois anos de
atraso o primeiro trem chinês do Metrô-Rio carioca, o objetivo e reduzir a
lotação nos trens e garantir uma boa comodidade para os
usuários.
Foto: Divulgação Internet
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