sábado, 17 de março de 2012

Integração metrô e trem fica mais cara

Passageiros querem boas condições de viagem para trabalhar

                                                   Por: Roberta Lima 

O passageiro que utiliza Metrô e Trem diariamente está acostumado a conviver com a superlotação nos vagões todos os dias para ir ao trabalho. O usuário que aproveita a integração pagará a partir de 19 de março 17.85% a mais pelas duas conduções somadas. Com isso, não serão mais vendidas as viagens de integração entre os Trens e o Metrô. As concessionárias da SuperVia e do Metrô-Rio decidiram suspender a promoção que mantinham em conjunto, desde 2000.  Assim, em vez de R$ 4,20 o passageiro que usar os dois modais seguidamente em seu itinerário, fará somente através do bilhete único R$ 4,95.

Não é novidade para ninguém que a situação dos trens da SuperVia vai de mal a pior. Quem não lembra da última confusão no dia 09 de fevereiro, quando por problemas técnicos o trem do ramal de Queimados que seguia para central do Brasil ficou parado por mais de 20 minutos. Os passageiros desceram dos vagões e caminharam a pé pela linha férrea, provocando um grande tumulto. A concessionária decidiu alegando medidas de segurança fechar algumas estações como a do Méier, Engenho Novo, Sampaio e Riachuelo. O fato é: quando a SuperVia tomará uma posição em relação aos serviços oferecidos?                                     


 
        Passageiros deixam um trem da SuperVia que parou perto da estação Sampaio: a pane acabou em confusão, que se alastrou até a Central do Brasil Foto: Márcia Foletto / O Globo 



A Assistente Comercial Laura Oliveira conta que costuma pegar o Trem em Campo Grande e fazer a transferência na Central do Brasil para pegar o Metro e seguir para o trabalho que fica no Leblon. “Pego o trem às 4:30hs para chegar ás 6:30hs na Central, depois faço a integração no Metro para chegar no trabalho às 8:00hs. O que cansa não é o trabalho e sim a condução”, lamenta.

  

No caso do Metro-Rio o problema maior é a superlotação no horário de rush. Em algumas estações, passageiros reclamam que não conseguem entrar nos vagões, com isso precisam voltar para pavuna e conseguir um lugar privilegiado para dar continuidade à viagem. Esse transtorno começou depois que a concessionária estendeu as viagens ligando a zona Norte com a Zona Sul, fazendo a transferência entre as linhas 1 e 2.

Deve começar a circular em agosto, com dois anos de atraso o primeiro trem chinês do Metrô-Rio carioca, o objetivo e reduzir a lotação nos trens e garantir uma boa comodidade para os usuários.   




Foto: Divulgação Internet
                                                                               

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