segunda-feira, 4 de junho de 2012


Deficientes visuais mostram talento em fabricação de vassouras.

Por: Rodrigo Barba

A vida do deficiente visual não é fácil, mas com força de vontade e solidariedade é possível amenizar e transformar a vida dessas pessoas. Há 82 anos foi fundada a Associação Aliança dos Cegos situada no bairro do Rocha, Zona Norte do Rio, com o objetivo fundamental de amparar, orientar, educar e dar trabalho aos deficientes visuais.
Há aproximadamente 15 anos, um grupo de amigos, todos deficientes visuais, se reuniu para fortalecer a instituição. Eles mantêm a associação até hoje ajudados por empresas e pessoas associadas. A força de vontade dos deficientes que vivem na instituição nos dá uma lição de vida. No entanto, muita coisa ainda precisa ser feita, de modo que as condições destas pessoas melhorem junto à sociedade.

Foto: Site AAC

A Associação desenvolve, através da fabricação e venda de vassouras, a sobrevivência da instituição e o desenvolvimento pessoal. Essa atividade gera uma pequena renda mensal e ajuda os assistidos e suas famílias. Tem ainda por objetivo dar uma ocupação para que eles possam desenvolver seus valores pessoais e sua auto-estima.                 
Atualmente existem de 45 a 48 filiados (assistidos), sendo que 25 dormem na instituição e os demais vão para a instituição todos os dias para trabalhar e participar de atividades sócio- culturais e depois voltam para suas casas. Normalmente em datas comemorativas e feriados, os internos vão visitar seus familiares. Porém, a fabricação e venda de vassouras não é suficiente para manter a AAC que conta com recursos arrecadados da produção e venda das vassouras (para empresas), donativos e valores recebidos de pessoas que fazem doações. A instituição é administrada por quatro diretores que contam com a colaboração de vinte e dois funcionários de carteira assinada dentre estes, porteiros, cozinheiras, copeiras, secretárias atendentes de telemarketing, que ajudam no trabalho que não pode ser desenvolvido pelos deficientes visuais.
 
  
O local é aberto à visitação. Funciona de segunda a sexta das 8:00 às 18:00 horas e fica na Rua Vinte e Quatro de Maio N.47. Rocha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário