Sensibilizar pessoas para agir por
um mundo mais sustentável é o principal objetivo do festival que irá trazer as
polêmicas questões da Rio+20 para perto dos cidadãos
Por Jessica Silva da Gama
Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a cidade do Rio de Janeiro receberá outro evento importante que promete aproximar o público dos debates sobre meio ambiente. Entre os dias 31 de maio e 7 de junho, a primeira edição do Green Nation Fest transformará a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no palco de um espetáculo interativo e sensorial. O evento, que tem entrada gratuita poderá ser visitado de 9h às 18h, e promete conscientizar e estimular o público a promover mudanças no estilo de vida por um mundo mais sustentável.
![]() |
Foto: Divulgação do Festival |
O festival irá trazer questões ambientais de forma divertida e lúdica, utilizando o cinema, educação, esportes e moda como ferramentas de abordagem. Realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), o Green Nation Fest tem como principal desafio fazer com que o público saia dessa experiência com a ideia de um compromisso mínimo para realizar práticas sustentáveis. O diretor do CIMA, Marcos Didonet, explica que para isto a organização do evento investiu forte no uso da tecnologia para simular mudanças climáticas e desastres ambientais através de efeitos interativos disponíveis aos visitantes na Feira Interativa e Sensorial. “Falaremos sobre meio ambiente de uma forma que chame a atenção de todos. Por isso, o evento tratará do assunto de maneira agradável, interativa e com entretenimento”, declarou.
Além de poder sentir os efeitos climáticos por meio da simulação de situações extremas como degelo, queimada e inundação, os visitantes que circularem pelo evento, também irão encontrar diversas atividades. O festival abrigará a Mostra Internacional de Longas, com a exibição de “Salmon Fishing in the Yemen”, de Lasse Hallström, estrelado por Ewan McGregor e “Carbon Rush” dirigido por Amy Miller, narrado por Daryl Hannah e Karine Vanasse, em sua première mundial. Os curtas também terão espaço no evento, a Mostra Internacional de Curtas exibirá vários filmes selecionados de grandes festivais de cinema como Animamundi, ComKids e o francês FIFE. Dentre as mostras, destaca-se a Vídeo Ambiental, composta por filmes produzidos por alunos da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro.
![]() |
Foto: Divulgação Museu Nacional |
Em um momento único de discussão sobre sustentabilidade ordenada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e a Rio + 20, o Green Nation Fest aproxima as discussões protagonizadas pelos grande líderes mundiais dos cariocas. O Museu Nacional receberá os seminários sobre “Economia verde e criativa”, que contará com a presença de personalidades nacionais e internacionais do mundo acadêmico e corporativo em um debate sobre as iniciativas e soluções de sustentabilidade já propostas. Arquitetura, Design, Moda, Alimentação e Novas Tecnologias serão alguns dos temas abordados com foco em práticas sustentáveis. Os debates acontecem de 5 a 7 de junho, das 10h às 18h, no Auditório do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.
Com uma área de ocupação de 12.000 m² e expectativa de público em torno de 60 mil visitantes, o festival em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá presentear todos os participantes com uma muda de árvore. Entre mais de 40 espécies distribuídas aleatoriamente, uma árvore será plantada em nome de cada padrinho no Parque Natural Municipal de Grumari, área de reflorestamento, no município do Rio de Janeiro. Além do certificado de apadrinhamento da muda, também será entregue uma senha para que o visitante acesse o portal Nossas Árvores e conheça mais sobre a espécie recebida, o local de plantio e as outras espécies que fazem parte desse ecossistema.
Para iniciar a jornada de conscientização do Green Nation Fest, os participantes irão ser sensibilizados através da “Pegada de Carbono”, que é um sistema informatizado que calcula a quantidade de gás carbônico que foi lançado na atmosfera para que cada visitante pudesse chegar ao local. O evento também terá a premiação do concurso cultural "Tapete Verde", a Exposição de Cartuns, Oficinas lúdicas e educativas, Aulão de Yoga, Observação de Pássaros e o Espaço Quis que irá oferecer bolsas de estudo para o ensino superior e cursos livres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário